Através do montanhismo muitos aventureiros aproveitam o contato com a natureza e presenciam paisagens inesquecíveis. O Brasil apresenta várias opções de montanhas imponentes para quem gosta desse esporte de aventura.
A maior montanha do Brasil possui quase três mil metros de altitude, mais especificamente, 2.995 metros. O Pico da Neblina está localizado em uma região ainda pouco explorada conhecida como Serra do Imeri, que fica localizada no Planalto das Guianas, ao norte do Amazonas e na fronteira entre o Brasil e a Venezuela.
Seu nome foi dado por conta da neblina que encobre o cume quase que completamente, por causa do seu tamanho monumental.
Uma outra montanha gigante é o Pico da Bandeira, o mais alto pico de toda a região sudeste do país, com aproximadamente 2.900 metros de altitude. O Pico da Bandeira está localizado no Parque Nacional do Caparaó, na divisa entre os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo.
Possuindo cerca de 2.875 metros de altitude e 15 quilômetros de comprimento de tepui, o Monte Roraima é outro fenômeno da natureza. Ele é tão grandioso que abrange três diferentes países, sendo eles Brasil, Venezuela e Guiana.
Grandes montanhas do Brasil
A Pedra da Mina é a quarta montanha mais alta do Brasil e o maior pico do estado de Minas Gerais, com cerca de 2.800 metros de altitude.
Essa montanha é um dos locais mais incríveis da famosa Travessia da Serra Fina, pois seu topo forma o ponto da tríplice das divisas entre os municípios de Passa Quatro (MG) e de Lavrinhas e Queluz (SP).
O Pico das Agulhas Negras é o ponto mais alto do estado do Rio de Janeiro e o quinto maior do Brasil, possuindo 2.790 metros de altitude.
Ele fica situado no primeiro e mais antigo parque nacional brasileiro, o Itatiaia, que se estende desde o Rio de Janeiro até Minas Gerais e sua divisa com São Paulo.