As máquinas de ressonância funcionam como ímãs grandes em forma de tubo. Para que seja feito o procedimento, o profissional orienta ao paciente para que se deite dentro da máquina e fique imóvel.
Dessa forma, o campo magnético consegue realinhar por um determinado período as moléculas de água no corpo.
Vale destacar que o custo dessas máquinas pode variar consideravelmente dependendo de diversos fatores, como:
- Número de canais: a quantidade de canais de recepção de sinal afeta diretamente a qualidade das imagens produzidas. Por isso, equipamentos com mais canais geralmente possuem preços mais altos.
- Marca e modelo: geralmente terão preços mais elevados as marcas reconhecidas e os modelos de última geração, por causa da qualidade, confiabilidade e tecnologia avançada embarcada.
- Campo magnético: um dos principais determinantes do preço de um aparelho de ressonância magnética é a potência do campo magnético. Assim, equipamentos com campos magnéticos mais altos tendem a ser mais caros.
- Recursos adicionais: recursos como software de pós-processamento, opções de personalização e sequências avançadas de imagem podem aumentar significativamente o custo do equipamento.
- Instalação e manutenção: ao calcular o custo total de propriedade de um aparelho de ressonância magnética, os custos de instalação, treinamento de pessoal e manutenção preventiva também devem ser considerados.
Exames realizados com os aparelhos de ressonância magnética
Confira a seguir alguns dos principais exames realizados com ressonância magnética:
- Imagem mamária;
- Imagem da coluna vertebral;
- Imagem musculoesquelética, avaliando lesões e doenças dos tecidos moles, articulações e ossos, incluindo lesões musculares e rupturas de ligamentos;
- Imagem cardíaca;
- Angiografia, onde se visualiza os vasos sanguíneos e detecta obstruções, aneurismas, estenoses e outras anomalias vasculares em todo o corpo;
- Neuroimagem, isto é, examinar o cérebro, analisando condições como Acidente Vascular Cerebral (AVC);
- Imagem abdominal e pélvica, como fígado, pâncreas e rins.