Ter contato com o esgoto pode causar doenças pela quantidade de microorganismos ou resíduos tóxicos, responsáveis por provocar o crescimento de bactérias, vírus ou fungos.
Por causa disso, vale ressaltar a importância dos sistemas de coleta e tratamento de esgotos. Através deles é possível evitar a contaminação e transmissão de doenças.
Além de proteger a saúde da população, o sistema de coleta e tratamento de esgotos também evita a poluição dos córregos, rios e mares. Ele realiza a preservação dos recursos hídricos e fontes de abastecimento de água.
A água, após ser utilizada, passa pelos encanamentos internos e cai em caixas de concreto e/ou inspeção. Após isso, ela segue até as ruas onde encontra as redes coletoras. Então, o esgoto chega em tubulações de grande porte, conhecidas como coletores-tronco e interceptores.
Essas tubulações o transportam até uma estação, onde vai passar por todo o processo de tratamento de esgotos. O processo realiza a retirada de poluentes, antes que a água seja devolvida aos cursos d’ água.
Importância do tratamento do esgoto
Um dos principais resultados do tratamento do esgoto é a preservação do meio ambiente. Vale destacar que o esgoto contamina rios, lagos, represas e mares porque possui excesso de sedimentos e micro-organismos que podem causar doenças, entre elas a esquistossomose e leptospirose.
Por isso, pode transformar áreas próximas, desequilibrando o ecossistema da região. Os rios e praias também sofrem o processo de assoreamento, isto é, o aumento de sedimentos (sólidos) em sua base, provocando aumento do nível da água e, consequentemente, enchentes.
Vale lembrar que o esgoto pode contaminar mananciais e locais que servem como fonte de água potável para as pessoas. Além disso, espécies inteiras de peixes podem ser extintas do local onde o esgoto doméstico é jogado.