O governo federal está considerando a possibilidade de antecipar o pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2025.
Essa medida já foi adotada em anos anteriores, como 2022 e 2023, quando os pagamentos ocorreram em maio e junho. No entanto, a decisão final ainda depende de uma análise detalhada pela equipe econômica do governo.
O Ministério da Previdência Social já manifestou interesse em antecipar os recursos, mas a definição ainda não foi oficializada.
A antecipação do abono salarial exige um decreto presidencial, que, se aprovado, beneficiará milhões de brasileiros que dependem desses recursos para complementar sua renda mensal.
Quem tem direito e como funciona o pagamento do 13º do INSS?
O 13º salário é um direito garantido para aqueles que recebem benefícios da Previdência Social. Neste ano, serão contemplados os beneficiários de auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte e auxílio-reclusão.
Tradicionalmente, o pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS ocorre no segundo semestre do ano. No entanto, a antecipação para os meses de abril e maio está sendo considerada.
O pagamento é realizado em duas parcelas, sendo a primeira correspondente a 50% do valor total do benefício. A segunda parcela é paga posteriormente, com os devidos descontos de Imposto de Renda, quando aplicável.
Impacto econômico da antecipação do 13º
Em fevereiro, o INSS desembolsou mais de R$ 82,2 bilhões para o pagamento de mais de 40 milhões de benefícios.
Desse total, cerca de 28,5 milhões de pessoas receberam um salário mínimo, enquanto outros 12,2 milhões de beneficiários receberam valores acima do piso nacional. A antecipação do 13º salário representa um impacto significativo nas finanças públicas, mas também é uma injeção importante de recursos na economia.
Essa antecipação pode estimular o consumo e ajudar a movimentar os comércios locais, especialmente em um período do ano em que a economia tende a desacelerar.